5 Alegações Comuns Sobre Microfones Dinâmicos e Condensadores

Considerando que muitos iniciantes não entendem a diferença entre microfones condensadores e dinâmicos, o que leva a várias concepções errôneas sobre esses dois tipos de microfones, este artigo lista algumas das alegações mais comuns no mercado e fornece uma explicação detalhada sobre se elas são verdadeiras ou não.

Microfones dinâmicos têm maior direcionalidade do que microfones condensadores

As diferenças entre microfones dinâmicos e condensadores provêm principalmente dos princípios de funcionamento de seus transdutores electroacústicos, que não estão relacionados à direcionalidade do microfone. Portanto, a alegação de que um tipo de microfone tem maior direcionalidade do que o outro está incorreta.

Microfones dinâmicos são mais duráveis do que microfones condensadores

Essa concepção errônea surge em grande parte do estereótipo de que equipamentos de gravação são delicados, já que ambos os tipos de microfones são comumente vistos em estúdios de gravação ou em shows ao vivo. Muitas vezes, assume-se que, se tal equipamento preciso for derrubado, provavelmente será danificado. No entanto, isso não é verdade. Ambos os tipos de microfones são projetados com a expectativa de que possam ser usados em diversos ambientes complexos. Além disso, os microfones condensadores são geralmente mais leves do que os microfones dinâmicos, o que significa que os microfones dinâmicos tendem a bater mais forte no chão quando caem.

3. Microfones condensadores têm maior sensibilidade?

Na maioria dos casos, os microfones condensadores de fato têm maior sensibilidade. A maior sensibilidade permite que o microfone capture mais detalhes sonoros, tornando-o mais adequado para ambientes silenciosos, como estúdios de gravação. Portanto, é essencial escolher o microfone que melhor se adequa ao seu ambiente de uso específico.

Mulher olhando para a filmagem enquanto posiciona sua câmera e microfone direcional Saramonic em seu gimbal.

Microfones dinâmicos podem lidar com níveis de pressão sonora (SPL) mais altos

Normalmente, os microfones condensadores podem lidar com níveis de pressão sonora (SPL) mais altos. O fator chave aqui é a capacidade máxima de manejo de saída da cápsula do pré-amplificador do microfone condensador. Testes mostraram que o SPL máximo gerado na boca de um cantor pode alcançar até 150 dB. Se você tiver dois microfones com sensibilidades de 1 mV e 10 mV (nível de saída a 94 dB re 20 μPa SPL), suas saídas de pico seriam 0,63V e 6,3V, respectivamente! Nesses níveis, uma entrada com fio seria necessária para o processamento; caso contrário, o sinal precisaria ser atenuado.

Alterar a carga em um microfone dinâmico pode afetar suas características sonoras

Se estivermos falando de um microfone dinâmico passivo conectado a uma impedância terminal muito baixa, essa afirmação é, de fato, verdadeira. (Observe a seguinte regra: um microfone deve ser terminação por uma carga terminal de pelo menos 5 a 10 vezes a impedância de saída do microfone. Isso se deve às propriedades físicas dos microfones dinâmicos. Uma carga pesada (= baixa Ω) funciona de forma semelhante a um curto-circuito e pode reduzir a saída de baixas frequências do microfone. Eventualmente, as altas frequências também podem ser reduzidas. Esse problema normalmente ocorre apenas quando o mixer é muito mal projetado. No entanto, a divisão passiva de sinal — onde um microfone é dividido em dois ou mais inputs — pode causar o mesmo problema.)

Agora que você conhece as verdades e equívocos mais comuns sobre microfones dinâmicos e condensadores, fica mais fácil escolher o modelo ideal para as suas necessidades. Lembre-se de considerar as especificações e o ambiente em que o microfone será utilizado para garantir o melhor desempenho.

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